Na busca por aventura... lá estou eu com passagens compradas para La Paz - Bolívia com destino final Lima - Peru!! Uma aventura que jamais achei que enfrentaria... 11 dias com mochila nas costas conhecendo vários lugares!!!
Como são muitas informações... trocarei experiências em postagens distintas...
La Paz - Bolívia
O primeiro desafio para essa trip já começou em casa quando estava fazendo a mala... Aliás, mala não, mochila... Por mais que pareça gigante para quem carrega nas costas, ela se torna pequena devido a quantidade de coisas que nós, mulheres, carregamos.... Não teve jeito, tive que selecionar....
Resolvido o problema da mochila, pé na estrada. Nosso voo chegou em La Paz por volta da 03h da manhã. No aeroporto, éramos nós do voo e cachorros da polícia por todos os lados, que estavam na busca de algo proibido... já era de se imaginar.
Havia também pessoas com problemas de respiração por conta dos 4000m de altitude acima do nível do mar. Ao embarcar tomei um remedinho que ajudou muito no alivio da falta de ar. Se quiserem o nome é Ibupril 600mg. Mas o que resolveu mesmo nos dias seguintes foram as folhas de coca... incrível como é imediato o alívio. Por isso a dica é: abuse do mate de coca, masque a folha e tome muito chá de coca. Você encontrará as folhas de coca em todos os lugares, é bem fácil achar. Ah... o período de aclimatação é de aproximadamente 3 dias.
La Paz está entre um vale profundo rodeado por montes e montanhas de grande altitude pertencentes à Cordilheira dos Andes. O turismo é fortíssimo na região, tem gente de todos os lugares do mundo.... e você encontra várias operadoras de turismo pelas ruas da cidade, promovendo opções de passeios pela região. E claro, com muita diversão e destinos de aventura... Uma das opções que escolhi foi fazer o Down Hill, uma descida de bicicleta pela chamada "Estrada da Morte". Vale a pena!!!!
La Paz está entre um vale profundo rodeado por montes e montanhas de grande altitude pertencentes à Cordilheira dos Andes. O turismo é fortíssimo na região, tem gente de todos os lugares do mundo.... e você encontra várias operadoras de turismo pelas ruas da cidade, promovendo opções de passeios pela região. E claro, com muita diversão e destinos de aventura... Uma das opções que escolhi foi fazer o Down Hill, uma descida de bicicleta pela chamada "Estrada da Morte". Vale a pena!!!!
Diariamente mais de 100 ciclistas descem os 64 km de La Cumbre a 4.700m de altitude, até a Vila de Coroico a 1.200m. A descida é perigosa, como o próprio nome já diz, não há proteção e nem acostamento na maior parte do caminho, e os precipícios chegam a ter 800 metros. Por outro lado o tráfego de veículos é quase nulo. A descida é espetacular. Começando com montanhas geladas e terminando com mata tropical. O início da descida tem asfalto e trânsito, depois a estradinha de terra. Para fechar o passeio, um almoço e banho de piscina num hotel com uma vista fenomenal. No meu grupo, estava meu namorado e mais três suecas que não perderam a oportunidade de demonstrar sua cultura... pularam na piscina de calcinha... imaginem....
Quem vai a La Paz, não pode deixar de conhecer as ruínas de Tiwanaku, o mais importante sítio arqueológico boliviano, a mais de 3800m de altitude, fica a mais ou menos 70 km de La Paz e as operadoras de turismo disponibilizam um guia.
A lenda Aymará assim a descreve: "Antes que as estrelas brilhassem no firmamento, Tiwanaku existia". Isso porque as origens de Tiwanaku ainda não estão bem explicadas. O mistério dessa civilização, uma das mais importantes do continente americano e, ao mesmo tempo, a menos conhecida, suscita todo tipo de teorias, das mais sérias às mais fantasiosas. Há quem fale que seus habitantes eram descendentes dos atlantes, já outros dizem que mantinham contatos com extraterrestres, e por aí vai. Isso porquê tudo que se vê naquele lugar, vai muito além das condições existentes à época da civilização, também denominada Pré Inca.
Seguindo a viagem, partimos de La Paz, com destino a Copacabana, mais ou menos 3,5 horas de viajem, fomos conhecer a Isla Del Sol, a mais importante ilha do Lago Titicaca.
Vale muito apena conhecer, custo barato e pra quem esta fazendo esta rota é uma oportunidade ímpar, pois este é o Lago navegável mais alto do mundo. Está a 3810 metros acima do nível do mar. Possui uma área aproximada de 8.000 quilômetros quadrados.
De Copacabana partem lanchas de transporte coletivo para a Ilha do Sol. A lancha sai todos os dias às 8:00h e 13:30h e leva em torno de 1,5 hora de viagem. O passeio na Ilha dura em torno de 3 horas. Para quem tem disponibilidade de tempo, vale a pena ficar na Ilha e regressar no dia seguinte, a vista é deslumbrante.
Nós contratamos uma lancha em uma agência em Copacabana, o custo é razoável e você pode convidar pessoas para dividir os serviços. A vantagem em ter os serviços de lancha particular é que você pode fazer paradas em determinados lugares onde o passeio coletivo não para e, ainda, pode almoçar em uma das ilhas flutuantes que ali existem com pratos típicos. É incrível!!!!!
A gastronomia em La Paz é muito rica, hambúrgueres, batatas fritas e muito frango. As casas de lanches e frangos estão em toda parte em La Paz. Esses lugares são talvez as melhores opções para gastar pouco e comer um belo junk food. Tem também feirinhas com pães tipicamente Andino... haja coragem!!!
Pode-se dizer que La Paz é uma metrópole multicultural autêntica.
Por suas ruas, encontramos várias índias, denominadas de "Las Cholas" com suas trouxas coloridas amarradas nas costas, onde carregam desde crianças até tudo aquilo que pode ser vendido no comércio diversificado das calçadas. Os meios de locomoção, só eles se entendem.... velhas jardineiras que se mantêm fazendo o transporte público local, vans-lotação com meninos gritando o itinerário numa linguagem totalmente incompreensível para os novatos, carros particulares e táxis são poucos... e tudo sob um buzinar constante.